domingo, 6 de maio de 2012


Informática na  3ª idade
O tricô e damas são coisas do passado a moda agora é  vovôs e vovós é entrarem na era da informática.
Engana-se quem ainda pensa que programa para a terceira idade é hidroginástica, dança de salão, tricô, jogo de damas. Hoje cada vez mais interessados  em estarem  atualizados, dessa forma idosos(as) procuram programas específicos e provam que é a melhor arma contra o preconceito e a solidão é o conhecimento.
Além de artesanatos atividades físicas e interpretação teatral, são alguns curso fornecidos  a terceira idade da cidade que possui dois projetos na área. O pólo interdisciplinar na área de Envelhecimento da UFJF que desenvolve trabalhos com idosos desde 1991 e a Prefeitura de Juiz de Fora, junto com associação municipal apoio comunitário, que mantém o chamado Pró-Idoso.
Nesses dois programas são oferecidas  diversas oficinas que despertam oportunidades para os idosos entrarem em contato com a informática, como  Windows, Word, internet, Print Artist e Power Point são as opções do curso da UFJF. De acordo com direção do  Pólo Interdisciplinar na Área de Envelhecimento o curso existe há três anos e que a procura sempre foi grande.
    

                      

7 comentários:

  1. Boa noite Sandrina, parabéns pela matéria. É ótimo vermos Projetos que valorizem a auto estima dos aposentados, isso os motivam, quebrando o preconceito de inválidos. É fato que deve existir certa resistência mas isso é rompida ao longo do tempo.

    ResponderExcluir
  2. Sandrina, meus problemas acabaram!
    Estava preocupada em que eu deveria fazer quando o Caio e o Artur resolvessem bater asas e o que eu faria para passar pela síndrome do ninho vazio. Já sei o que vou fazer: vou virar uma vovó antenada,plugada,bombante na net.
    Sua reportagem foi um sucesso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua notícia!
    É bom sabermos que os idosos que infelismente são tão desprezados por algumas pessoas que se esqucem que um dia também irão envelhecer, estão tendo oportunidade de se sentir úteis.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandrina!Gostei muito da sua noticia.E bom saber que até os idosos estão tendo acesso a esse mundo q,muitas vezes exclui, ao invés de incluir.

    ResponderExcluir
  5. Interessante e ao mesmo tempo intrigante sua noticia. interessante pelo fato de estar sendo proposto aos idosos o acesso e a intimidade com a tecnologia, e intrigante pelo fato da seguinte pergunta: será que este movimento está tendo resultado positivo?? acho que deveria ser exposto levantamentos numericos para esse entendimento.

    ResponderExcluir
  6. Adorei... Também concordo que tricô já ficou no passado, tenho no meu facebook várias avós de amigas minha... Elas estão sempre postando alguma coisa, uma foto, uma oração, um recadinho, uma receita.... acho o máximo!!! Muitos da terceira idade ainda não utilizam o computador poe ainda não saber usar, daí vem a importância desses programas.

    ResponderExcluir